Incêndio florestal de grandes proporções atinge os municípios de Rio de Contas e Livramento

0
Fotos: SEMARC
Compartilhe!

Os brigadistas Gaviões da Chapada receberam, na madrugada desta segunda-feira (21), um reforço de 19 militares do Corpo de Bombeiros da Bahia para combater o incêndio florestal, de grandes proporções, que atinge os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. As chamas já atingiram a nascente do Riacho das Pedras e parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA), ameaçando a biodiversidade da região.

Brigadistas em Rio de Contas

De acordo com o tenente Ramos, comandante da operação, estão previstos para chegar, na tarde de hoje, um reforço do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER) com oito militares e mais duas aeronaves de combate a incêndios que serão enviadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Na verdade, é uma grande operação que estamos montando para debelar as chamas e combater esses incêndios em Livramento e em Rio de Contas.”

A coordenadora da Sala Verde, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dicileia dos Anjos faz um apelo: “Pedimos à população que colabore como puder, oferecendo informações sobre possíveis focos de incêndio e, até mesmo, disponibilizando água e frutas para os voluntários, brigadistas e bombeiros que estão heroicamente combatendo esse terrível incêndio”.

O instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) já tinha alertado sobre a possibilidade de incêndios para os próximos dias, mapeando as áreasde alto risco na Chapada Diamantina. Por conta das altas temperaturas e a baixa relatividade do ar (clima seco), esta época do ano (que começa em agosto se estendendo até dezembro) é favorável aos incêndios. Nesse período deve-se evitar queimadas em terrenos para o plantio, jogar cigarros ou atear fogo em estradas próximas a florestas e matas. // Marlúccia Araújo

Deixe seu comentário!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui