A empresa Opemacs Serviços Técnicos Ltda concluiu as obras de manutenção da Barragem Luiz Vieira, localizada no município de Rio de Contas, cerca de 12 km de Livramento de Nossa Senhora. Conforme informações obtidas pelo Livramento Manchete, foram investidos cerca de R$ 2.510.929,73 em todo serviço de manutenção. O açude é mantido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.

Com as últimas chuvas que caíram na região o açude está cada vez mais perto de atingir seu nível máximo e cresce expectativas para os agricultores do entorno. Em novembro de 2019, o volume de água foi estimado um pouco mais de 14% de sua capacidade original que é 105.000.000 m³. Em virtude do assoreamento foi reduzido para 99.352.000 m³. O DNOCS cumpre com suas atribuições e responsabilidade com a lei de Segurança de Barragens, entregando a estrutura hídrica devidamente recuperada para uso e o armazenamento de água necessário aos benefícios do Perímetro Irrigado do Brumado e abastecimento para os munícipes de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio.

A realização das obras de manutenção ocorreu após um relatório emitido pela Agência Nacional das Águas (ANA), onde a Barragem Luiz Vieira era citada como um dos dez açudes baianos que apresentava risco iminente de rompimento. Agora o próximo passo do DNOCS, é a realização da drenagem no açude para evitar o aterramento ao longo dos anos. De acordo com informações, o volume de água da Barragem Luiz Vieira é de 78.807.109 m3, que equivale a 79,33% de sua capacidade. A medição foi realizada pelo DNOCS nesta quarta-feira (13).