Os moradores dos bairros, Benito Gama, Jurema, Estocada e algumas ruas no centro da cidade estão sofrendo com a falta de abastecimento de água da Embasa, há quase três dias em Livramento de Nossa Senhora. “Com tanta chuva que está caindo durante este período de março e a dona Embasa ainda deixa a população livramentense sem abastecimento de água”, disse um morador.

Reservatórios já secaram / Foto: Genival França / Livramento Manchete

Segundo informações de moradores que procuraram o Livramento Manchete, as torneiras não caem água desde o último domingo (08), e os reservatórios também já secaram. Eles afirmam que estão sem condições de fazer suas atividades diárias em suas residências e comércios em virtude da falta d’água. Além do desabastecimento, os moradores reclamam da coloração da água e muito cloro que vem pelas torneiras.
Outro problema que alguns moradores enfrentam é o valor alto na conta de água.
Segundo a moradora Maria Lúcia Neves dos Santos, a mesma relatou a nossa reportagem que o talão de água de uma de suas casas chegou no valor de R$ 850.00, sendo que o imóvel foi construído recentemente e ninguém nunca morou nele. A casa fica localizada na Rua Ayrton Senna, no centro da cidade.
Lúcia afirma que após a conta ser deixada em sua casa, ela teria enviado três cartas para a Embasa, comunicando que havia um vazamento no interior da residência. Além das cartas, a mulher também enviou algumas imagens registrando o vazamento que fica na tubulação do lado de fora do imóvel. A Embasa não aceitou a comprovação da moradora, e propôs somente em parcelar o pagamento. Maria Lúcia disse também que teve seu abastecimento cancelado, e para ter de volta a água em seu imóvel, ela terá que pagar uma taxa de religação.

Moradora registrou o vazamento de água no interior de sua casa e enviou pra a Embasa

A Embasa enviou um comunicado para o nosso e-mail informando que haverá abastecimento temporariamente reduzido em Livramento 

A Embasa informa que, temporariamente, a oferta de água distribuída no Sistema de Abastecimento de Livramento de Nossa Senhora encontra-se parcialmente reduzida. As chuvas registradas nos últimos dias elevaram subitamente a coloração da água bruta do Rio Brumado, requerendo alterações no processo de tratamento para garantir a qualidade da água fornecida na cidade. Enquanto a situação persistir, a Embasa recomenda que a população de Livramento utilize de forma criteriosa a água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando desperdícios, além de redobrar os cuidados com a água.

Assessoria de Comunicação da Embasa