Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (03), o desembargador Lourival Trindade tomou posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O magistrado assume a cadeira ocupada interinamente por Augusto de Lima Bispo, que foi alçado ao posto depois que o ex-presidente Gesivaldo Britto foi afastado no âmbito da operação Faroeste no fim do ano passado.

A concorrida cerimônia teve a presença de autoridades como o governador Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Fabrício Castro, entre outros. Em seu discurso, Lourival Trindade citou poetas para falar do momento “de incontida emoção”. “Em momentos assim, não consigo encontrar palavras para expressar meu sentimento”, justificou.

O magistrado agradeceu ao colegas desembargadores pelo apoio que assegurou sua eleição para a presidência da Corte. “Não me sinto envaidecido, mas comprometido com a confiança demonstrada pelos colegas. Sei das dificuldades que me aguardam, mas não tenho medo do desafio. Busco permanentemente práticas republicanas, dever de todo homem público”, assinalou. Trindade falou ainda da missão na luta contra a corrupção. “É preciso estarmos atentos e fortes no combate à corrupção, essa praga deletéria do tecido social, sob pena de descrédito das instituições republicanas”, frisou o magistrado. O Judiciário, ressaltou o novo presidente do TJ-BA, “é o garantidor-mor da lisura” no combate aos crimes de corrupção.

O governador Rui Costa, após a cerimônia, concedeu entrevista e falou da expectativa para a gestão do novo presidente. “Gostei muito do discurso do novo presidente e fico com suas palavras: otimismo, esperança e o desejo de todos os baianos de justiça. Me somo a isso e lhe desejo total sucesso”, disse.

Mesa Diretora

Ao lado de Lourival, integram a Mesa Diretora para o biênio 2020/2022 os seguintes magistrados: 1º vice-presidente, desembargador Carlos Roberto Santos Araújo; 2º vice-presidente, desembargador Augusto de Lima Bispo; corregedor-geral de Justiça, desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva; e o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim.

Quem é o novo presidente

Natural de Érico Cardoso, no interior baiano, o desembargador Lourival Almeida Trindade graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no ano de 1973. Entre 2001 e 2003, foi conselheiro da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). Iniciou na magistratura em 2008, ingressando no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) pela classe dos advogados. No biênio 2014/2016, foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). É membro do Instituto Baiano de Direito Processual Penal e autor do livro A Ressocialização – Uma (dis)função da Pena de Prisão. Atualmente, integra a 1ª Câmara Criminal. // A TARDE.