Hoje é a primeira sexta-feira 13 do ano, o que para os supersticiosos é um dia de azar. Desta vez a data terá no céu uma lua cheia, também conhecida como “lua da colheita”, fenômenos que não coincidem desde o ano 2000. A junção mística que não ocorre há 19 anos só voltará a ocorrer em agosto de 2049.

De acordo com o folclore, a lua da colheita é a lua cheia mais próxima do equinócio de outono, que acontece dia 23 de setembro para o hemisfério Norte. Ela tem esse nome porque, durante a época da colheita, às vezes os fazendeiros precisam trabalhar até mais tarde, e aproveitam a luz da lua que ilumina os campos.

Segundo a NASA, geralmente a lua cheia nasce uma média de 50 minutos mais tarde a cada noite. Mas, nas noites da lua da colheita, o satélite aparece mais ou menos no mesmo horário.

Entretanto, apesar de estar em sua fase cheia, a lua desta ‘ sexta-feira 13 ‘ será pequena. Isto porque ela estará em seu apogeu, que é o ponto da órbita em que o satélite se encontra mais distante da Terra, ficando cerca de 14% menor.

SUPERSTIÇÃO

Muitos infortúnios são associados a sexta-feira 13 e os supersticiosos evitam algumas atividades, como passar embaixo de escadas, quebras espelhos ou até mesmo cruzar com gatos pretos. Apesar dos azares associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto, o de sorte. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.