Na semana passada foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB uma inspeção no Mercado Municipal de Livramento de Nossa Senhora. A fiscalização teve como objetivo vistoriar as carnes que são comercializadas de forma irregular.
Segundo informações obtidas pelo Livramento Manchete, os agentes encontraram no local, várias condições desagradáveis que coloca em risco a saúde da população, expondo o consumidor a uma série de doenças, como infecções alimentares e zoonoses.
Segundo o veterinário da ADAB, as carnes são comercializadas sobre lonas plásticas estendidas no solo, completamente ao ar livre, a temperatura chega até 30°C. As moscas tomam conta do ambiente e assentam nas carnes penduradas do lado de fora em portais sujos e enferrujados. Ainda segundo informações, os açougueiros possuem câmaras refrigeradas, mas algumas delas estão desligadas.
Os órgãos de fiscalização pedem a população que se conscientize dos perigos relacionados ao consumo de carne de origem clandestina e que procure estabelecimentos que vendem carne inspecionada e higienizada. A Vigilância Sanitária Municipal também deverá ficar atenta com este tipo de situação.
Vender ou expor à venda carne de origem clandestina, além de infração sanitária e de prática proibida pelo Código do Consumidor, também é crime, motivo pelo qual açougueiros e supermercadistas apenas podem revender carne provinda de abatedouros/frigoríficos legalizados, sob pena de serem multados, terem as mercadorias apreendidas e até mesmo serem presos.