Foto: Livramento Manchete

O garoto Daniel Bruno Oliveira Teotônio, de 10 anos, natural da cidade de Rio de Contas, luta contra uma grave doença chamada ‘Linfoma de Hodgkin’, câncer do sistema linfático. Bruno se encontra hospitalizado em uma unidade de saúde em Salvador. A família que é de origem humilde tem enfrentado grande dificuldade para a realização do tratamento do garoto e encarecidamente pede ajuda de toda população. Faça sua doação através de uma “vakinha online” onde toda arrecadação será destinada para o tratamento da criança que custa R$ 10.000,00.  ‘Click aqui e faça sua contribuição’
Deposite qualquer quantia, seja solidário.
Conta Poupança – Caixa Econômica / Nome: Maria de Lourdes Santos Oliveira| Agência: 1054 | Operação: 013 | Conta: 52702-4.

Linfoma: o câncer do sistema linfático
O sistema linfático é composto por órgãos distribuídos por todo o corpo, os gânglios linfáticos (linfonodos), que produzem e armazenam uma das células que combatem as infecções, os linfócitos. Linfoma é um câncer que surge quando um linfócito se transforma em célula maligna, capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas (também chamadas de clones), levando ao inchaço destes gânglios, muitas vezes chamados de ínguas. Como os linfócitos percorrem todo o corpo, diz-se que o linfoma é uma doença sistêmica e pode comprometer os gânglios linfáticos de qualquer parte do corpo. Com o passar do tempo, há risco dessas células malignas se disseminarem para tecidos vizinhos e, se não houver tratamento, atingir outras partes do corpo. Nem toda íngua é linfoma, já que infecções virais e bacterianas podem provocá-las. É o que acontece, por exemplo, na amigdalite, onde uma infecção das amígdalas leva ao aumento dos gânglios do pescoço (região que fornece e drena células de defesa para a amígdala). Existem diferentes tipos de linfoma. Os linfomas são classificados em Linfoma de Hodgkin e Linfoma Não-Hodgkin. Há mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin.