801db429-ee67-4316-b998-a48af7575ec0

Foto: Léo Nunes

O Curso Técnico em Saúde Bucal ofertado pela Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora e Secretaria de Saúde em parceria com a Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis, de Salvador, recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, a supervisão pedagógica de profissionais técnicas da EFTS para avaliação do mesmo no Município.
O curso, prestes a completar seu terceiro mês, terá a conclusão do seu primeiro módulo no final de março e fora avaliado e supervisionado pelas representantes da EFTS, a Cirurgiã Dentista Dra. Gláucia Esteves e pela Enfermeira Edgley Ramos Moutinho, com o apoio da Enfermeira Josefina Coladetti, representante da SESAB a nível regional (Núcleo Regional de Saúde de Brumado, antiga 19ª Dires). Em sua avaliação, as técnicas da escola soteropolitana pontuaram como excelente o desempenho do corpo de alunos que realizam a capacitação na cidade de Livramento, onde puderam constatar o desenvolvimento e a assimilação dos conteúdos didaticamente ofertados no curso.
Em um encontro descontraído, que contou com a presença do Instrutor e Coordenador do Curso no Município, o Cirurgião Dentista e Coordenador de Saúde Bucal do Município, Dr. Jorge Eliezer, e também da Coordenadora Municipal da Estratégia em Saúde da Família, a Enfermeira Agnalva Leão, foram propostas dinâmicas avaliativas do grau de desempenho de cada aluno, além de averiguação da importância e evolução do mesmo no exercício profissional.
Segundo as representantes da Escola, a importância do curso para o Município e para a população livramentense é enorme e propõe melhorar os serviços de saúde bucal ofertados, com mais técnica, mais qualidade e mais segurança, características imprescindíveis para o fortalecimento da Saúde Bucal e do Sistema Único de Saúde no Município como um todo.
A desprecarização dessa categoria profissional, com sua regulamentação no Município já deveria ter sido realizada há muitos anos, e a oportunidade abraçada pela Prefeitura Municipal neste momento só trará benefícios à população, o que as fez parabenizar fortemente o Secretário de Saúde, Tácio Machado, que também esteve presente o evento, e ao Prefeito Dr. Paulo Azevedo e toda a equipe técnica e apoiadora do projeto junto à Secretaria de Saúde e Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora/BA.
O curso tem previsão de conclusão final em 30 de setembro de 2016, na modalidade ASB – Auxiliar de Saúde Bucal, o que pode ser estendido para o nível Técnico em Saúde Bucal, com o acréscimo de mais um módulo, completando a carga horária mínima exigida para a certificação dos alunos como TSB, cuja intenção já foi sinalizada pelo prefeito municipal.

549f5450-8a3b-4e32-8e1b-b63da2256b91