Dnocs afirma que barragem de Rio de Contas não apresenta risco de rompimento

A barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, não está em iminência de rompimento. A afirmação foi passada hoje pela coordenadoria baiana do Departamento Nacional de Obras contra a Seca – Dnocs. O risco sobre um possível rompimento do açude foi manifestado por um vereador da cidade. Conforme o órgão, a barragem está no nível 2 de perigo, o que configura sinal de alerta. São quatro níveis de perigo. O 3 é o mais perigoso, quando há risco iminente de rompimento e exige trabalho de emergência.
Na Bahia, segundo o Dnocs não há nenhuma barragem nesta situação de maior perigo. Ao BN, o engenheiro civil e membro do grupo de segurança de barragens, Raimundo Goethe, disse que os trabalhos na barragem de Luiz Vieira serão de manutenção, o que inclui reposição de terreno.
Em nota, o Dnocs ainda declarou que com objetivo corrigir as anomalias registradas na barragem contratou cinco especialistas em Hidrologia de Barragens, tecnologia do concreto, geotécnica de barragens, hidráulica e geologia e engenharia geológica. No estado, o Dnocs fiscaliza 34 barragens. As de mineração não são da competência do departamento. Com informações do Bahia Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *